Partindo de Cambará do Sul vamos descer a majestosa Serra do Pinto, onde paramos no Mirante do Mirador. Neste local é possível avistar o Cânion Do Pinto com foto clássica na frase “Eu amo a Serra Gaúcha” com vista para o vale e parte da serra onde era o caminho de tropeiros. Nesta parada conta estrutura de lanchonete e restaurante.
Passamos por paisagens de montanhas de tirar o fôlego, por pontes de concreto bem próxima a arroios, tendas com produtos regionais como bananas colhidas na região, caldo de cana, açúcar mascavo e muito mais.
Chegando na base da Cachoeira da Pedra Branca conseguimos ver bela cascata de 120 mts, com uma linda piscina natural que proporciona banho em dias quentes.
A cascata possui uma gruta na parte inferior de sua queda possível que só é possível avistar em dias mais secos. Há 200 mts abaixo baixo temos mais uma cachoeira de 10 mts conhecida como Cascata da Pedra Branca 02.
Parte superior da cascata Borda Infinita
Conta com uma trilha de 3km ida e volta em meio a Mata Atlântica, aproximadamente 1h e 30min com subida considerada pesada.
Chegando ao topo nos deparemos com a incrível piscina de borda infinita e 120 mts de queda d’água, com visual das montanhas e cânions, com cenário pra foto de tirar o fôlego. Ainda é possível se refrescar nas águas dos cânions com vista privilegiada dos Aparados da Serra
Este roteiro tem 1h e 30min de deslocamento e 70 km percorridos sendo 15 km de chão batido, com duração total de aproximadamente 5 horas no total.